Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

terça-feira, 16 de julho de 2013

TROVA-LEGENDA PORTA-RETRATOS





Na neblina da memória,
vão diluindo-se os fatos.
– O melhor de nossa história
ficou nos porta-retratos...
A. A. de Assis – Maringá/PR

O tempo passa depressa
e as quatro fotos na estante
me trazem de volta, expressa,
minha vida, instante a instante.
Agostinho Rodrigues – Campos/RJ

Cada quadro é uma lembrança
gravada em nossa memória.
Uns retratam esperança;
outros uma triste história!
Alberto Paco – Maringá/PR

Nos detalhes dos retratos,
eu sinto viver a espera...
lembrando coisas e fatos
da saudade que acelera...!
Ana Maria Guerrize Gouveia – Santos/SP

Cada instante retratado
em bela fotografia
sempre deixa registrado
um momento de alegria!
Ana Raduan- Botucatu/SP

Estas fotos que estou vendo
me remetem ao passado:
é uma viagem, percorrendo
o que me foi muito amado...
Angelica Villela Santos - Taubaté/SP

Ao vê-los, minha alma chora,
porta-retratos, que além
das recordações de outrora
portam saudades, também!...
Antonio Juraci Siqueira – Belém/PA

Anos Dourados, Maria,
são nossos gritados ais,
nenhuma fotografia,
sequer nunca nem jamais.
Antonio Cabral Filho – Jacarepaguá/RJ 

Para lembranças do tempo
em certos fatos remotos,
também para passatempo

postam-se lindos nas fotos.
Ari Santos de Campos – Itajaí/SC

Velhas fotos! Que saudade!
Imagens bem conhecidas
dos tempos da mocidade,
dos fatos das nossas vidas...
Colavite Filho – Santos/SP

Capturamos aventuras
registramos amizade ...
Por entre belas molduras
vemos eterna saudade ...
Cristina Cacossi - Bragança Paulista/SP

Jamais se perde o contato
de um lar se, sobre a mobília,
existe um porta-retrato,
que imortaliza a família.
Dáguima Verônica – Santa Juliana/MG

Lua de mel em Paris,
formação de um novo lar,
na recordação feliz
o abajour a iluminar.
Dalva de Araujo – Santos/SP

“Rasgaste o retrato, em vão!”
e a voz da razão acato:
- É dentro do coração
que eu carrego o teu retrato...
Darly O. Barros – São Paulo/SP

Uma família bonita,
nos quadros se distribui!
Em fotos, ela é descrita
e o carinho, dela, flui!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Fotos, lembranças guardadas
no escrínio do coração,
nossas vidas perpetuadas
em pedaços de cartão.
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP

O porta-retrato estático
sempre no mesmo cansaço...
O tempo passa, e ele, apático
parado: - no tempo e espaço!
Edite Rocha Capelo – Santos/SP

Perpetuados lado a lado,
em acervo permanente:
são retratos do passado
que decoram meu presente.
Eliana Jimenez – Balneário Camboriú/SC

No meu livro de memórias,
guardo, com todo o recato,
as mil saudosas histórias
que conta cada retrato.
Elisabete Aguiar - Mangualde/Portugal

Esses retratos guardados,
que a gente vê de relance,
mostram os feitos passados,
já fora do nosso alcance!...
Flávio Stefani – Porto Alegre/RS

Os quatro porta-retratos
registram  parte do tour
da minha vida, os fatos,
sob a luz de um abajur...
Francisco José Pessoa – Fortaleza/CE

Viver é uma gostosura:
na visão enternecida,
porta-retrato emoldura
doces momentos da vida.
Geraldo Trombin – Americana/SP

Fotos mostrando uma vida,
namoro, noivado e então,
a essência nela cumprida:
os filhos do coração!
Gislaine Canales – Porto Alegre/RS

Registrar minhas andanças
me traz intensa alegria;
com essas doces lembranças,
não deixo a vida vazia.
Glória Tabet Marson – S. J. dos Campos/ SP

Cenas de tempos passados,
que à saudade satisfazem,
evocam sonhos dourados
e muito a tantos aprazem.
Haroldo Lyra – Fortaleza/CE

Tentei ignorar a dor
mas do peito não arranco
aquele primeiro amor
numa foto em preto e branco...
Janske Niemann – Curitiba/PR

Velhos retratos... lembrança
que insiste em me recordar,
que o tempo passa e avança
para nunca mais voltar...
Jessé Nascimento - Angra dos Reis/RJ

O tempo paralisado
nos retratos de saudade
transporta-nos ao passado
olhando a posteridade.
João Batista Xavier Oliveira – Bauru/SP

Um abrir e fechar porta
é nossa vida, de fato.
E na morte quem se importa
de estar num porta retrato?
José Fabiano – Belo Horizonte/MG

O tempo, cruel tirano,
pleno de velhacaria,
que muda a gente, este insano,
menos na fotografia.
José Kalil Salles – Barbacena/MG

A vida anima o destino,
o laço de amor nas bases,
torna-se pai o menino
na travessia das fases.
José Marins – Curitiba/PR

As lembranças retratadas
já fazem parte da história,
e serão sempre guardadas
nos arquivos da memória.
José Satiro – Natal/RN

Benditas fotografias,
que contam fatos passados,
retalhos de alegres dias,
pelo tempo,  costurados!
Lisete Johnson – Porto Alegre/RS

Minha coleção de fotos
é celeiro de lembranças;
conduz-me a tempos remotos
de venturas e esperanças.
Lóla Prata - Bragança Paulista/SP

Estão nos porta retratos,
um apaixonado casal,
nos passeios e aparatos,
filhos lindos afinal!
Lora Saliba – São José dos Campos/SP

Lembranças, doces lembranças!
Trazem as fotografias.
Éramos jovens, crianças,
versos de vidas-poesias.
Luiz Moraes – S. José dos Campos - SP

Aquelas fotos ternuras,
postadas sobre a mobília,
retratam muitas venturas
e a construção da família!
Maryland Faillace – Santos/SP

Um casal alicerçado
no amor e na compreensão
deixará grande legado
à futura geração.
Marina Valente - Bragança Paulista/SP

Este velho aparador,
com partes da trajetória,
projeta, a quem quer supor,
todo o enredo desta história.
Mário A. J. Zamataro – Curitiba/PR

Sépia tingiu as lembranças
nos porta-retratos... nós
fomos jovens e crianças
felizes e, agora... avós!
Mercedes Lisbôa Sutilo – Santos/SP

Jamais fui fiel devoto
mas tenho cá meu santuário,
cultuo ali cada foto
como se fosse um sacrário!
Myrthes Masiero – São José dos Campos/SP

Lembrança em porta-retrato,
de um tempo alegre passado...
É gente amiga de fato,
a quem tenho tanto amado!
Nadir Giovanelli - São José dos Campos /SP

No móvel, o abajur brilha
clareando recordações,
pois as fotos da família
trazem tantas emoções!...

Nair Lopes Rodrigues - Santos/SP

Revendo porta-retratos,
que o tempo guarda, sem fim,
vejo, nos tempos exatos,
cada pedaço de mim.
Nei Garcez - Curitiba/PR

Viagens, sonhos, crianças,
cenas que nós já vivemos;
são retratos de lembranças
que nunca mais esquecemos.
Olympio Coutinho – Belo Horizonte/MG

Neste canto da saudade,
pleno de luzes e brilhos,
reside a felicidade,
no sorriso de meus filhos.
Olga Maria Dias Ferreira – Pelotas/RS

Na primavera partiste,
e o monstro do tempo ingrato,
deixou teu rosto mais triste
no velho porta-retrato!
Prof. Garcia – Caicó/RN

Nas fotos amareladas
sobre uma cômoda antiga,
há doces cenas passadas
onde a saudade se abriga.
Renato Alves - Rio de Janeiro/RJ

Figura que contagia,
quase sempre envolve a gente;
traz, num passe de magia,
nosso passado, presente.
Secel Barcos – Cambridge/Canadá

Torre Eiffel amarelada
fica até com mais glamour
lá na foto emoldurada
posta ao lado do abajur.
Sonia Regina Rocha Rodrigues - Santos/SP

Quatro fotos um destino
que mostram toda a verdade,
de afetos que não domino
nem mesmo a tua amizade.
Victor Batista – Barreiro/Portugal

As fotos, em vários tons,
na sala do nosso lar,
são cenas de filmes bons
que a saudade quis rodar.
Wagner Marques Lopes - Pedro Leopoldo/MG

Se sua trova foi remetida e não consta da relação acima, reenvie que será prontamente publicada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário